quinta-feira, 27 de fevereiro de 2014

Eu sou Igreja! (mas, não sozinho)



Graça e paz pessoal,

  Hoje vamos abordar um assunto, que em muitos casos, causa um pouco de confusão e discussão. É o movimento dos "sem igreja" ou "desigrejados", mas antes de tudo, vamos entender o que é ser igreja e separar a instituição igreja de ser igreja. 

  A palavra igreja, vem do grego Ekklesia que significa "Assembleia dos chamados para fora," ou seja, a palavra igreja foi usada para determinar os cristãos reunidos, não foi usada para determinar uma edificação ou templo.

  Já a igreja instituição foi criada para a reunião da igreja, tendo nela as devidas tarefas atribuídas aos irmãos, como Bispos, diáconos e demais funções. Após o Imperador Constantino acabar com a perseguição aos Cristãos, começou-se a edificar templos para a reunião da igreja e acerca do ano 380 d.C, o Cristianismo passou a ser a religião oficial de Roma e todos deveriam segui-la. (Mas esse é assunto para outro post).

Bom, sabemos que a Igreja é a reunião dos Cristãos, logo, sozinho eu não posso me considerar igreja, sou apenas um Cristão, entretanto, se há um encontro de dois ou mais Cristãos podemos afirmar que a igreja está reunida, pois está escrito:
"Porque, onde estiverem dois ou três reunidos em meu nome, aí estou eu no meio deles."
Mateus 18:20
Não que JESUS não esteja conosco quando estamos sozinhos, não é isso, ELE está conosco em todos os momentos através de seu Espírito Santo. Mas JESUS nos estimula a andarmos em comunhão um com o outro:
"Se alguém diz: Eu amo a Deus, e odeia a seu irmão, é mentiroso. Pois quem não ama a seu irmão, ao qual viu, como pode amar a Deus, a quem não viu?" 1 João 4:20
Ou ainda:
"E Jesus disse-lhe: Amarás o Senhor teu Deus de todo o teu coração, e de toda a tua alma, e de todo o teu pensamento. Este é o primeiro e grande mandamento. E o segundo, semelhante a este, é: Amarás o teu próximo como a ti mesmo. Destes dois mandamentos dependem toda a lei e os profetas."
Mateus 22:37-40
  Ora, se JESUS CRISTO nos chamou para vivermos em comunhão, somos Igreja juntos, e não separados, é como diz aquele ditado popular: "Uma andorinha só não faz verão." Separados não temos nenhuma força, nenhuma influência. Agora juntos, somos muito mais fortes, conseguimos transformar o nosso arredor.

Temos que lembrar que somos parte do corpo de Cristo, logo, uma perna indo para o lado oposto da outra, o corpo não sairá do lugar, agora, se as duas pernas caminharem para o mesmo lado, todo o corpo caminha. Estão entendendo? 

Caros irmãos, não deixem de fazer parte do Corpo de Cristo, faça parte da Igreja da sua comunidade, há muito trabalho para se fazer, de repente, não é o que você quer fazer naquele momento, mas não deixe de fazer a obra e de ser edificado por DEUS.

Saudações em CRISTO!!!

Daniel I. Martins


4 comentários:

  1. Concordo plenamente... A igreja, como colocada acima (reunião de pessoas para adorar e buscar a Deus), é prática ensinada por Jesus durante seu ministério aqui na terra. Podemos nos certificar disso quando lemos na bíblia que Jesus chamou os doze discípulos para segui-lo e formarem uma igreja, tendo um pastor (o próprio Jesus), que ministrava e ensinava a palavra, e os irmãos (discípulos), que aprendiam, praticavam para depois também poderem ministrar e ensinar a outras pessoas.

    ResponderExcluir
  2. A Paz de Cristo,
    Irmão Daniel Martins

    Acredito que deveríamos ser primeiramente e individualmente, Templo do Espírito Santo, para então termos condições de nos reunirmos como Corpo de Cristo; e não religiosamente formando a igreja institucional, e não meramente como um clube de amigos que se relacionam entre si. Ou seja, a obediência ao Evangelho de Cristo em nosso dia a dia, bem como o amor ao próximo, é o que realmente expressa que verdadeiramente somos a Igreja de Cristo aqui na Terra.

    A propósito, caso ainda não esteja seguindo o meu blog deixo aqui o convite:
    Fruto do Espírito

    Minha Fan Page

    P.S. Convido a conhecer o blog do irmão J.C.de Araújo Jorge.
    Mensagens atuais, algumas polêmicas, porém abençoadoras...
    Acesse e confira:
    Discípulo de Cristo

    Em Cristo,
    ***Lucy***

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Graça e Paz irmã Lucy,

      Com certeza, é isso mesmo que quis dizer, temos que nos reunir como igreja para fazermos a obra de Cristo, proclamar as boas novas do evangelho do nosso Senhor, não devemos nos reunir na base do "oba oba" mas sim com o intuito de Louvar a DEUS, aprendermos de DEUS e anunciar a salvação através de JESUS CRISTO.
      Obrigado por comentar, fique sempre a vontade esse espaço é livre para a opinião.
      Estarei seguindo seu blog também.

      Em Cristo,
      Daniel I. Martins

      Excluir
  3. A Paz amado irmão Daniel, é muito bom ter comunhão com pessoas que já receberam o novo nascimento, digo isto porque, aqui encontrei um servo genuíno, digno de ser chamado: Cristão!

    O Senhor Jesus te abençoe rica e abundantemente!!!

    ***Lucy***
    Blog Fruto do Espírito

    ResponderExcluir