Hoje gostaria de falar a respeito da similaridade entre dois textos encontrados no livro de Números 21:4-9 e João 3:14.
Pois bem, o povo de Israel não era muito diferente da geração em que vivemos hoje, eram: Murmuradores, desobedientes, pecadores, impacientes, enfim, eram um povo na qual tinham a manifestação do poder de Deus ali, ao vivo e a cores, e mesmo assim acabavam pecando contra Deus através da incredulidade e desobediência.
Houve um momento descrito em Núm 21:4-9 em que Deus se ira contra o povo devido a sua impaciente. No entanto, vemos claramente o plano de salvação de Deus, mesmo o Senhor ter mandado serpentes venenosas, que picavam o povo e mataram muitas pessoas, Deus fala a Moisés para fazer uma serpente de bronze e colocá-la numa haste e todo aquele que fosse mordido, deveria olhar para para ela para poder ser curado e viver, como podemos ver a seguir:
"Então partiram do monte Hor, pelo caminho do Mar Vermelho, a rodear a terra de Edom; porém a alma do povo angustiou-se naquele caminho. E o povo falou contra Deus e contra Moisés: Por que nos fizestes subir do Egito para que morrêssemos neste deserto? Pois aqui nem pão nem água há; e a nossa alma tem fastio deste pão tão vil. Então o Senhor mandou entre o povo serpentes ardentes, que picaram o povo; e morreu muita gente em Israel. Por isso o povo veio a Moisés, e disse: Havemos pecado, porquanto temos falado contra o Senhor e contra ti; ora ao Senhor que tire de nós estas serpentes. Então Moisés orou pelo povo. E disse o Senhor a Moisés: Faze-te uma serpente ardente, e põe-na sobre uma haste; e será que viverá todo o que, tendo sido picado, olhar para ela. E Moisés fez uma serpente de metal, e pô-la sobre uma haste; e sucedia que, picando alguma serpente a alguém, quando esse olhava para a serpente de metal, vivia."
Números 21:4-9
Vemos aqui o quanto a misericórdia de Deus é tremenda. Já era prevista a vinda do Messias, do nosso Salvador Jesus para nos redimir de todo o pecado.
Já em João 3:14, Jesus fala claramente a respeito da passagem de Números 21:4-9 e diz que da mesma forma, importa que o Filho do Homem fosse levantado para que todo aquele que nEle cresse tenha a vida eterna. Ora, o propósito de Jesus era justamente nos salvar de todo o pecado, de toda a imundícia humana, é como se fossemos picados pelas serpentes do pecado, e muitos foram mortos por esse pecado, todavia, Jesus foi levado, levantado á cruz para olharmos o seu sacrifício, para olharmos todos os nossos pecados em seus ombros, todo o fardo de nossas falhas, e crermos na remissão de nossas falhas humanas, para que, através da graça de Deus, tivéssemos vida, a vida eterna!
"E, como Moisés levantou a serpente no deserto, assim importa que o Filho do homem seja levantado; Para que todo aquele que nele crê não pereça, mas tenha a vida eterna. Porque Deus amou o mundo de tal maneira que deu o seu Filho unigênito, para que todo aquele que nele crê não pereça, mas tenha a vida eterna."Sendo assim, temos que aproveitar que recebemos o perdão e a graça e mostrar o caminho da Cruz para outras pessoas, para que estas sejam livres de seus fardos e pecados e também recebam a vida eterna!
João 3:14-16
Em Cristo,
Daniel I. Martins
Nenhum comentário:
Postar um comentário